27 novembro 2006

Costurando Nossas Histórias

Fonte:www.costurandohistorias.com
Queridos alunos!
Durante um tempo analisamos o gênero miniconto ou micronarrativa. Contamos com a participação de alguns autores nas nossas interpretações de suas histórias. Agora é a nossa vez de mostrar que também podemos inventar, utilizar a palavra para dar asas à imaginação, dar vazão aos nossos sentimentos. Certo que não somos escritores de profissão, mas o que vale aqui é o exercício da cidadania: poder usar a palavra para nos expressarmos.
Vamos lá, agulha, linha ( ou melhor, caneta ou teclado) e imaginação. Eu começo!
Profe Marli
*****************************************
Alívio
Ana acordou num sobressalto de madrugada. Ainda meio adormecida, custou a entender, no meio daquela mistura de vozes alteradas e choros: “Pedro morreu!”. Escorregou devagar para baixo das cobertas. Imóvel, prendendo a respiração, temia ouvir que tinha sido engano. Era bom demais para ser verdade.
Por Marli Fiorentin
**********************************************

Nossos minicontos

ALÍVIO

Ana acordou num sobressalto de madrugada. Ainda meio adormecida, custou a entender, no meio daquela mistura de vozes alteradas e choros: “Pedro morreu!”. Escorregou devagar para baixo das cobertas. Imóvel, prendendo a respiração, temia ouvir que tinha sido engano. Era bom demais para ser verdade.

Professora Marli Fiorentin

O SONO

Maria acorda muito assustada, levanta, vai até a cozinha. Pedro pergunta "o que foi?" e ela diz "perdi o sono". Pedro procura debaixo da mesa, no banheiro, nos quartos, por tudo, mas não consegue encontrar o sono que Maria disse ter perdido.

Marina Biffi - Turma 81

CENA VIRTUAL

Bateram os sinos. Era Natal.A mãe levantou, colocou os presentes em cima da mesa. Quando a menina acordou, ouviu a mãe dizer "Feliz Natal!". Joana sente uma fisgada no estômago. Desliga a TV. Encolhida entre os trapos, tenta dormir para disfarçar a fome.

Jaqueline Valgarenghi - Turma 81


O ROUBO
Angélica era a gerente do banco.
Numa manhã quando abria a agência, 3 homens encapuzados a abordaram.
Angélica foi levada como refém.

Nome: Rafael Artifon

Turma: 83

A MORTE DA ALMA

...ERA DOMINGO O CENTRO ESTAVA LOTADO, BARES CHEIOS.DE REPENTE, FREADAS BRUSCAS E UM BARULHO ENSURDECEDOR.DUAS HORAS APÓS, EM UMA SALA DE CIRURGIA PELA VIDRAÇA OBSERVAVA UM ROSTO SOFRENDO A SORRIR, MAS AOS POUCOS ESSE SORRISO FOI SE DESFAZENDO. FOI ENTÃO QUE PERCEBI...
...MEU CORAÇÃO ACABARA DE PARAR DE BATER.

NOME -ELZA MATTOS

O VENTO

Entre tantas coisas o vento contava alguma de suas travessuras. Certa vez, viu um sapateiro colocando uma tabuleta na porta e soprou tão forte que a levou para longe. Contou também que havia levado uma placa a qual estava escrito amor, para casa de uma senhora a qual estava sempre brigando. Mas a velha senhora mudou a partir daquele dia. Enquanto isso o vento contava suas aventuras , ri e se divertia muito.

Tainara Luvizon - Turma 81

Surpresa

Joana volta do trabalho abre a porta.
A casa esta toda desarumada, vasos ,cadeiras quebrados.
A mãe esta no chão.Sai à procura de ajuda.Volta e não encontra mais.Vai até o quarto.Ao abrir a porta, esbarra numa poça de sangue.

Monica 83

Ruido

João estava caminhando e escutou um ruido, parecia um gemido. Pensou que era alguem morrendo.Quando viu era um menino brincando com um!



Luciano e Elieser

O BICHO PAPÃO

Em uma noite escura e com muita chuva. Marina se preparava para dormir quando de repente ela ouve um barulho debaixo de sua cama.
E com um pouco de medo abaixou-se, era o bicho-papão
- Pode dormir sossegada, pois estou com medo da chuva e me escondi debaixo de sua cama.
- Não vou lhe incomodar.
Marina ficou desconfiada.
E debaixo das cobertas Marina dormiu sossegada.
Nome: Tamires Garcia dos Anjos

Engano

Pedrinho estudou o ano inteiro. No fim das aulas recebe a notícia que havia reprovado, Pedrinho não
acreditava .Seus pais estavam furiosos.Alguns dias depois recebe um telefonema. era a diretora da escola desculpando pelo engano. Haviam trocado as notas do boletim com seu colega que era muito bagunceiro.
Marcos - Turma 83

Mini Conto

Maria foi dormir na casa de Pedro, durante a noite a cama começou a fazer barulho para frente e para trás.Acordei de manhá e fui ver no quarto de Maria, no canto da cama uma mancha de sangue.Maria falou: aqui na tua casa tem muitos mosquito.


Isiquiel Boito
Turma:83

Azar

Quando guri, tinha que se calar, à mesa.
Só os adultos falavam. Agora que cresceu, tem que ficar calado e deixar as crianças falarem.

Daivan 83

0 amor e a felicidade

-Só há um lugar onde esconder o amor e a felicidade para que os homens não os encontrem, começou ele e, diante do espanto ,continuou.
-Vamos pôr a felicidade dentro dele e o amor ao seu lado ,pois estará sempre tão ocupado em buscá-los nos locais mais improváveis que numca os descobrirá .
A partir desse dia, o homem tem passado a vida procurando felicidade e amor nos mais diferentes lugares, sem perceber que traz um ao seu lado e o outro, dentro de si mesmo .

Denilso Segalin

Nossos mini contos

O mundo

Manhã de sol em Porto Alegre,Mário Quintana estava com um pressentimento esquisito.
-O que aconteceu?
-Cairá uma bomba?
-O mundo acabará?
-Ou será que estou sonhando?
-O mundo de hoje é esse?.....

Élison

Fim de Jogo

Pedro chega em casa do serviço cansado e deixa sua mulher sempre pra escanteio.
Num dia entraram de sola e Maria diz que ele nunca dá bola para ela.
Discutiram na marca do pênalti e resolveram dar uma prorrogação.

Jonas

Beleza Mortal

Num campo imenso uma flor muito linda se destacava.Mas ele nem imaginava que ela matava.

Lasier.

A grande aventura

Sábado à tarde, um dia de chuva, eu e meu amigo fomos fazer trilha de bike . Pelo caminho numa descida, meu amigo achou um bicho estranho, derapou com a bike e caiu. Mais adiante numa curva achamos de novo o tal bicho e meu amigo perdeu o controle e desceu um barranque de dois metros .
Eu disse que fosse mais de vagar e chegamos ao destino. No meu pinheiro, lá encontramos o bicho sujo de barro e latindo.

Ricardo 83

O desaparecimento

Kaio e Angélica passeavam pela praça, de manhã, quando uma escuridão fechou a cidade. Achavam que começaria a chover. Então uma luz verde os sugou para cima. Nunca mais alguém ouviu falar sobre eles.

Aline Roman
Turma: 83

O PRESENTE

Joãozinho morava na favela, ajudava seu pai no trabalho. No aniversário ele lhe
deu uma bola. Certo dia houve um tiroteio entre traficantes. Chegou a noticia, Joãozinho tinha sido baleado. O pai o encontrou no hospital agarrado à bola. O menino ainda não sabia que nunca poderia fazer gol.

Jonatan Treco

A Família

Uma família comum, todos amigos, viviam na mesma cidade, amdavam todos "arrumados". As vezes sumiam durante meses, só saíam à noite.
Certo dia a polícia chega e prende todos.

Mateus Turma 81

Mulher


Assombrando a porta, uma mulher entra e caminha até o centro da sala.
Morena,olhos castanhos, cabelos perfeitamente penteados, sorriso lindo, uma princesa. O vestido vermelho traçava as curvas de seu corpo, para mim, tudo era pouco para os olhos, mas muito para a imaginação.

Itamar Cestonaro-turma 81

Primeiro beijo

Maria é linda, a conheci hoje, no inicio da aula. Aluna nova, fomos nos paquerando, e nos paquerando. Durante a aula pedi a uma amiga para trovar ela pra “ficar” comigo no recreio. Maria me faz um sinal para ir atrás do colégio. Chego lá espero alguns segundos e la vem ela. Chega perto de mim, me abraça, fecha os olhos, inclinou o pescoço e de repente...
_ ACORDA, VAI PERDER O ONIBUS!!!

Willian Trevisan

LIXO HUMANO

Mau cheiro, doença, rato, mosca... Seis irmãos para ajudar a mãe a criar. Sua infância foi catando lixo. Aos dezoito anos foi contratado pela empresa. Pôde então iniciar seu estudo à noite e de madrugada agarrado na traseira do caminhão chuva , frio, nada o fazia perder o trabalho. As pessoas dormindo. Naquela madrugada a tampa do lixeiro caiu. Era escuro. O dono de mansão pensou que fosse ladrão e um tiro rompe aquela vida que iniciava o sonho de ser feliz.

André Mazzotti Kazmierski
Anderson Mazzotti

VIDA

João veio ao mundo, muito doente, os médicos não acreditavam que ele iria sobreviver ele nasceu com síndrome de dowm.
Então ele cresceu e no segundo ano de escola sofreu muitos preconceitos, mas algo inesperado aconteceu.
Formou-se no ensino médio e cursou duas faculdades e hoje é professor de uma escola para alunos especiais.
Nome:Israel B. Lermen


E ra noite dia 31 de outubro dia das bruxas. Estávamos todos reunidos na sala, quando eu percebi algo muito estranho mas não falei nada. De madrugada os cachorros começaram a latir. As luzes se acenderam em toda a parte da casa.levantei e fui ver o que estava acontecendo.Haveria uma pessoa em algum lugar?Só víamos vultos..Fomos nos deitar.Mas aquela impressão continuava. Fui para fora vi uma pessoa, estava com uma roupa toda preta e com uma vela na mão.Tive coragem e encarei,decidi desmascarar.O sol entrou pela fusta da janela, acordei num saltto.

Leila Segalin

O Momento

Tarde de domingo. Dois times rivais jogavam. Pressão de um lado e outro lado da torcida.
Existia um casal de torcedores e cada um dos dois torcia por times opostos. De repente Goooool!
Felicidade para o homem. Logo depois o adversário faz um gol!!!!
E a alegria contagia o coração da mulher.
Brigam, chora, discutem e apita o final.
Desculpam-se e o clima de tensão acalma e o jogo já era um fato consumido e esquecido pelos dois.
Começavam a trocar carinho, beijos e agora o que interessava não é o jogo, nem seu resultado, mas sim o amor daquele momento.

Rafael Ferreira

O DESESPERO

De tantos amigos que Paulinho tem, não lembrava quem tinha lhe dado a pulseira banhada a ouro de aniversário. Certo dia no Shopping, a polícia o pegou, dizendo que era roubada. Ele não sabia de nada. Seus pais foram chamados a delegacia. Paulinho não acreditava no que o delegado falava. Na volta para casa, um telefonema para o pai de Paulinho pedindo desculpa. A pulseira não era aquela que tinha sido roubada.

Tobias Cestonaro -turma 81

O Jogo

Um jogo, desespero, muita tensão. Um país parado, homens gritando, crianças agitadas. No fim do jogo, o gol, muita agitação. Depois do jogo, o mundo gira de novo. A fome, a miséria do povo volta a existir, a corrupção, os operários voltam a trabalhar. E o jogo só foi um desvio do mundo real.
Daniel Lovison - 81

Meus mini-contos

Desfeita

Sentada no banco da praça observava os pássaros.
Até pensou que havia feito amizade com um deles.
Até que acabou fazendo cocô em cima dela.

UM SONHO DE CRIANÇA

No dia das crianças o sonho dela era ganhar um pai que não bebesse, o sonho não se realizou, pois levou um tiro e morreu.
O pai foi preso. Dias depois foi solto por preço de banana.


Taís Jahn Turma 81

A trova

Tudo começou no colégio, ouve algumas trocas de olhares, passou um dia passou outro até que Cassiano criou coragem para ir falar com Débora, no início estava um pouco tímido foram conversando e combinaram que na quinta-feira eles iriam.....

Rafael Frigo – T 82

Meu miniconto

Isso aconteceu numa sexta-feira treze.Estávamos assistindo a um filme de terror, a casa estava completamente escura quando de repente despertou o telefone, mas não fomos atender e continuamos assistindo ao filme. Alguns minutos depois despertou a campainha, ficamos em pânico, mas criamos coragem e fomos atender. Quando abrimos a porta não havia ninguém. Após ter terminado o filme fomos nos deitar e naquele exato momento ouvimos pessoas conversando. Levantei apavorada, mas fui ver o que estava acontecendo,quando fui para abrir a porta,bateram a porta e era apenas o meu irmão voltando de uma festa.

Tânia Vaccari. Turma 82

SEXTA-FEIRA 13

Numa noite de sexta-feira 13,uma menina estava em casa sozinha,lá pela meia-noite ouviu um barulho, ficou paralisada,mas o barulho continuava. Depois de uns minutos,percebeu que a porta se abria muito lentamente, ela ja com muito medo, teve uma grande surpresa, pois era....
Vizinhança

Todo dia era a mesma coisa meia noite, tinha uma vela no cemitério. Todos curiosos, mas ninguém tinha coragem de ir ver o que era. Certa vez eu fui até a porta com uma vela na mão tremendo de medo, comecei gritar.
Fui correndo para casa fiquei quase um mês sem dormir. Ate que olhei fixamente para lá e descobri que era a luz do meu quarto que dava reflexo.

Vanusa Aparecida da Silva T:82
11:00 horas da noite!

Eu estava assistindo tv, quando de repente o escuro tomou conta da sala, comecei a ouvir barulhos. Resolvi ver o que era, quando olhei para trás...
Dois olhos vermelhos que vinham em minha direção, comecei a sentir medo, não sabia o que fazer, mas de repente a luz voltou e pude ver o que era...

Morgana Rossoni T:82
O trote

Duas garotinhas chamadas Talita e Aliça, muito sapecas, adoravam passar trote no orelhão em frente de sua casa.
Certo dia se deram mal porque ligaram numa casa que tinha bina e a mulher ligou para a polícia, só que as meninas não sabiam e continuaram ligando em outras casas. Passados alguns minutos, chegou a polícia, as garotas ficaram muito assustadas. A polícia conversou e disse que se elas não parassem iam ser presas e elas ficaram com medo e nunca mais passaram trote.
Nome: Priscila Coltro
Turma: 82
A viagem

Tainá e Tiago foram viajar.Nessa viagem aconteceu muita coisa.A felicidade dos dois estampava-se no rosto.
Conheceram novos lugares,pessoas diferentes.O clima era ótimo para falarem de si.Tiago pediu Tainá em casamento .Casaram-se em uma das cidades que visitaram:Lisboa.Foram para a lua-de-mel.
Nesse instante toca a campainha,Tainá acorda...estava atrasada, como sempre!
Nome: Mônica Pasolini
Turma: 82

Tragédia - Noite

Tragédia

No dia em que Camila completou 15 anos, seus pais lhe deram uma festa, mas ela sumiu de casa.Só apareceu quando os convidados estavam indo embora.
Nos dias seguintes o fato foi se repetindo, Camila só voltava tarde da noite.Os pais, preocupados, ligaram para a policia, anoiteceu e ela não apareceu.
A policia encontrou Camila pela manhã, morta com um tiro no coração, no banco da praça.

Nome: Débora Dall’ Agnol
Turma: 82
Noite
Era uma noite de inverno e ventava. Numa casa qualquer batidas a porta. O pai abriu com receio. Olhou para o homem a sua frente, roupas poucas e rasgadas, pés descalços. Pediu um pedaço de pão. Mandou a filha vasculhar na dispensa pão, e mortadela. Após dar ao homem, o mesmo falou:
-Apesar de ser somente comida para mim tem mais valor que um pote de ouro.Virou as costas e foi embora.
Ao fechar a porta, ouviu outra batida, quando abriu somente encontrou um pote de ouro.

Douglas 82
EFEITOS

Dois rapazes andando lado-a-lado pela rua escura;
Cabeça baixa, cabelo no rosto.Em suas mãos, algo que parece lhes fazer bem.
Alucinações. O mundo gira, as mãos tremem, as pessoas parecem loucas, os carros passam num piscar de olhos.
E de repente uma luz vermelha: o carro da polícia chega perto dos dois. Decepção!
Os rapazes já não andam mais pelas ruas, apenas suas fotos nos jornais...

Ana Carla_82


Os Dois Irmãos!

Sônia sofria muito. João paraplégico. Pedro cego. Seus dois únicos filhos viviam reclusos, até certo dia em que Pedro atravessando a rua foi atropelado.
Hospital, cirurgia, remédio, dinheiro.
Desespero de Sônia. Alguém enfim, a ajuda.

Mônica Scalvi_82


Tudo às escondidas...

Ela adorava aventuras, festas;
Filha super protegida pelos pais. Não agüentava isso.
Tudo mudou ao conhecer um garoto, maneira de agir, de pensar. Troca de olhares, sorrisos, até o encontro. Beijos, abraços, às escondidas. Discussões, sofrimentos, angústias. Até a instabilidade dos pais perceberem como precisavam mudar a maneira de tratá-la. Podendo assim, fazê-la mais independente e conseqüentemente mais feliz.

Lí_82