25 abril 2006
Preconceito, um problema universal!
12 abril 2006
Algum tempo atrás conhecemos algumas garotas diferentes, e entre elas havia uma que era quieta que não falava com ninguém nem se quer com a professora.
Quando perguntávamos algo para ela só fazia gestos com a cabeça (não era muda).
Também havia outra garota que na hora dos trabalhos se junta com aquela garota que era quieta porque ela fazia quase todo trabalho sozinha e ela ficava na mordomia, pois aquela quieta nada fazia.
Muitas pessoas não gostavam dela porque ela era quieta e não conversava com as pessoas.
Quando alguma guria brigava com suas amigas e colegas ia junto com aquela quieta. Mas quando fazia as “pazes” a deixava de lado.
Nossas opiniões:
Achamos que ela deveria mudar, começar a falar mais com seus amigos para não perdê-los.
Ela deveria ao menos tentar se juntar mais com as pessoas e não ficar de canto, sozinha.
Mônica P., Priscila C., Débora, Aline R. Turma: 82
As pessoas também são assim, todos tem um lugar para viver. Não devemos excluir pessoas, pois, se todo o mundo fosse igual seria um mundo sem graça, todos precisam um do outro como a árvore precisa da água, como o céu precisa das nuvens assim um precisa do outro para ser feliz.
Componentes: Valdinei, Renato, Leonardo
O que seria do azul ,se todo mundo gostasse do vermelho?
No mundo ,há tantas diferenças, cada um tem seu jeito , sua forma de pensar,seu jeito de ser,mas muitos escondem dentro de si seu verdadeiro caráter,e cobrem os seus rostos com mascaras, que as influenciam a guardar dentro de si sua verdadeira forma de agir.
A sociedade influencia tanto as pessoas que faz elas mudar de personalidade só para se igualar aos outros, e querem se modificar para agradar aos que estão na sociedade.
Tem pessoas que acham-se importantes que possuem familiares ou amigos deficientes e tem vergonha de falar
Morgana, Priscila, Vanusa T: 82
Eu acho que as diferenças têm que existir, não exageradamente como está acontecendo na sociedade hoje em dia, mas se todo mundo fosse igual, se todo mundo gostasse só do inter ou do grêmio, que graça teria, mas o homem faz da diferença uma coisa muita exagerada, apenas porque uma pessoa é deficiente (ex) não aceitam, desprezam, humilham, deveríamos pensar que aquela pessoa deficiente é igual a nós, um ser humano de carne e osso, hoje pode ser ele, amanha posso ser eu.
Nome: Douglas V, Rafael F.Turma: 82
UTILIZANDO O HUMOR
ERA UMA VEZ UMA VERDURINHA IDIOTA
TODOS A CHAMAVAM DE COTA
MAS PORQUE????????????????????????????????????
SÓ PORQUE DIZEM QUE ELA ERA BOBOKA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PORQUE SEU APELIDO ERA MANDIOCA!!!!!!
OS SEUS AMIGOS: ALFACE, PEPINO E REPOLHO
E TAMBEM O TUMATE PRA FAZE MOLHO
NÃO BRINCAVAM COM ELA POR CAUSA DO SEU OLHO
PROBRE MANDIQUINHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FICA MOLE DENTRO DA AGUA DE BOIO
POBRE MANDIOQUINHA VERDURINHA ABOBADINHA
A SUA MÃE MANDAVA ELA NA VIZINHA
PARA NAUM ENCHER O SACO NA COZINHA
POBRE MANDIOQUINHA
IA NA APAE COITADINHA MAS NAUM ERA RETARDADA
NUNCA TEVE NAMORADA
POIS NAUM TEVE CORAGEM DE BEIJA-LA
ERA SEMPRE COZINHADA
PELA DONA MAFALDA
UM DIA MANDIOCA MOLE DECIDIU SAIR DE CASA
QUANDO PISOU NA CALÇADA
PENSAVA EM SER COZINHADA...
MAS FOI PARA A RUA CHUTADA
ONDE FOI ATROPELADA
QUANDO FOI PARA A HORTA DO CEU
E VIU O TUNEL DA LUS BRANCA
ONDE OVIO UMA VOZ GROSSA
VAI EMBORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ENTÃO A MANDIOCA
PEGO CATAPORA
E FOI EMBORA
SEM HORA!!!!
Era uma vez uma garota chamada Sílvia, ela morava em uma cidade grande.
Até que um dia seus pais resolveram se mudar para uma outra cidade.
A cidade era muito menor do que aquela onde morava.
Ao chegar na cidade todos a olhavam de uma maneira diferente. Pois ela tinha um estilo diferente de todas as outras meninas.
Ela gostava de spikes, se vestia sempre de preto...
Ela era mal vista, por causa de seu estilo diferente!
Na escola, ninguém se misturava com ela, todos a esnobavam!...
Porém com o tempo começaram a conversar com ela e perceberam que era uma ótima amiga...
E pra sempre levaram em conta a personalidade das pessoas.
E nunca julgar apenas pelo modo, ou jeito de se vestir ou ser!...
Nunca devemos rotular as pessoas!
Devemos conhece-las para poder ajudá-las!...
Ana Carla, Allen, Lígia e Mônica – turma 82
AS PESSOAS DIFERENTES NÃO SÃO OBRIGADAS A TER A NORMALIDADE, QUE A MÁSCARA NÃO ESCONDE O SER QUE É A PESSOA, A PESSOA É HUMANA QUANDO AS PESSOAS DEIXAM ELA SER ELA.
PESSOAS QUE NÃO TÊM VEZ MERECEM SER AS PESSOAS QUE TENHAM A MAIOR OPORTUNIDADE, POIS AS PESSOAS QUE NÃO TÊM VEZ QUE PENSAM EM NÃO SER NINGUÉM SEMPRE TERÃO LUGAR NO ESPAÇO, MESMO QUE ESSE LUGAR SEJA EM OUTRA DIMENSÃO AI VERÃO QUE TODO MUNDO MESMO OS PIORES TERÃO UM LUGAR IMPORTANTE NA VIDA.
11 abril 2006
Era uma vez um cara chamado João, ele morava em Porto Alegre com sua linda família.Um dia ele foi numa grande loja de sua cidade, mas na hora de aparecer algum funcionário para atender ele, todos o desviavam.
O motivo você sabe?Não?Tudo isso porque ele era negro.Ele tentou tomar uma providência, ele foi falar com o gerente da loja, mas o gerente fez como os funcionários apenas o rejeitou. Todos eles pensavam que ele não passava de um negro, pobre, que vinha de uma favela e etc... Mas eles nem repararam na roupa muito bonita. João era rico.
Aí,foi quando ele tomou uma decisão ele se lembrou que recém havia saído do banco e tinha uma nota de cem reais no bolso. Foi quando ele tirou a nota do bolso e levantou bem alto para todos da loja verem, aí todos os funcionários da loja correram ate o João, inclusive o gerente. Então João começou a falar que aqueles da loja eram racistas e outras coisas. Depois dele falar umas boas verdades para os caras da loja ele saiu e foi comprar em outra loja mais simples e lá atenderam normalmente.
Uns anos depois do fato João comprou a loja pois ela estava falindo e para trabalhar como funcionário ele contratou todos os próprios caras que o rejeitaram, depois disso a loja voltou a funcionar normalmente e os funcionários trataram os negros como pessoas normais e é o que eles são.
NOME; WILLIAN TREVISAN, ALEX BARBIERI
Hoje em dia é muito comum ver pessoas sendo excluídas de suas diferenças como não ter uma ou duas pernas em outras coisas.
Já existem muitas instituições de caridade para pessoas com deficiências que não tem recurso de comprar remédios ou equipamentos especiais, mas muitas vezes não conseguem por causa da exclusão e do preconceito.
É comum ver pessoas com óculos ou aparelhos para audição e por incrível que pareça isso também é uma deficiência e os perfeitos ofendem muito essas pessoas, mas se eles fossem pensar bem na vida todos temos uma deficiência às vezes por não entender alguma coisa e por isso ter que explicar mais de uma vez etc...
Devemos incluir os deficientes, mas para isso eles devem nos respeitar também.
Todo mundo tem uma deficiência é só ver e se cuidar em vez de ofender os outros.
Respeite os deficientes que eles também te respeitarão!
Nome: Anderson Mazzotti, Daniel Bonatto
Turma: 81
Devemos respeitar as pessoas que são diferentes de nós, não ter preconceito com essas pessoas , não ter vergonha de si mesmo.
No vídeo clipes aparecem pessoas presas numa jaula, pessoas de outros países outras religiões outras crenças.
Devemos ser como as gentes são feias ou bonitas, mas seja feliz.Não se esconda seja como você é seja consciente.
Tobias Cestonaro - TURMA:81
Máscara
As pessoas querem agradar aos outros assim usam máscaras, a música quer dizer que nós devemos tirar nossas máscaras, mostrar o que somos, e que nós não devemos só agradar os outros e sim a si mesmo.
DANIEL LOV. E ITAMAR.T:81
Devemos respeitar as pessoas com diferenças e não ter preconceito e não ter vergonha de si mesmo. Vamos ter coisas que algum dia também não vai ser bonito, que os homens da gaiola devemos libertar os que são feios e são bonitos porque são todos filhos de Deus.
Também devemos ter um coração bom e libertar que tem um coração por dentro e ver o que ele tem para nos dizer.
Você tem coisas feias e coisas bonitas por que algum dia ninguém mais vai ter coisas exatamente perfeitas.
Venha dizer o que você tem por dentro. Porque a vida mostrou alguma coisa para alguém que o bonito não e a mascara e é feia por dentro.
André Mazzotti Kazmierski - Turma 81
Hoje em dia as pessoas com deficiência não são valorizadas e nem têm emprego porque são diferentes, mas as pessoas com deficiência podem ser mais eficientes do que algumas pessoas normais.
Mas não devemos desvalorizar os portadores de necessidades especiais porque eles são pessoas como qualquer outro e devemos respeitá-los como respeitamos qualquer outra pessoa normal, porque qualquer pessoa normal está sujeita a ser portadora de alguma necessidade especial.
Israel, Tiago - 81.
Para muitos, preconceito é apenas uma coisa, como preconceito racial, mas ás vezes fala e ofende as pessoas sem pensar, ofendemos em vários sentidos, até mesmo no olhar e no falar. Todos nós já fomos ou ainda somos preconceituosos, quando vemos uma pessoa com alguma doença ou deficiência, às vezes falamos algo sem pensar, que acabam nos prejudicando. Por isso, devemos pensar bem, antes de falar algo que possa machucar alguém.
Nome:Jaqueline Turma:81
Você é importante, mas seu jeito de ser se torna diferente, seu gosto, de gostar de coisas novas.De saber o que os outros não sabem, e de olhar o que os outros não vêm. Ser diferente, e conhecer o amigo do peito, aquele que você nunca conversou, mas há de saber que ele te ajudará. Ser diferente é não conhecer o próximo.
Tainara, Erica, Lauro,Marina - Turma: 81
Bom começando o texto podemos falar que diferenças pessoais existem muito, como um surdo, uma pessoa rica, outra pobre, um mais alto, outro mais baixo, um mais gordo, outro mais magro.
Como um gordo gostaria de ser mais magro, e um magro gostaria de ser um pouco mais gordo e assim por diante. Mas o importante mesmo é sermos normal como os outros não pensar por que somos diferentes (mais gordo ou magro) não pode fazer algo e se achar inferior aos outros.
Por isso devemos ser nós mesmos pretos ou brancos como nascemos e fazer como fizemos igualmente aos outros e ser normal.
Com isso aprendemos que se formos nós mesmos diferentes ou igual pobre ou rico devemos ser normalmente a nossa pessoa.
Então se concientize o importante é sermos como somos nascemos e se tivermos alguma dificuldade tentar supera-la e não se achar inferior aos outros.
Nome: Rafael Ferreira-81
O que é ser diferente? E quais são as dificuldades?
Não seria igual, não gostar das mesmas coisas.
Como seria se todos fossemos iguais, ou gostássemos da mesma cor, de fazer tudo igua? Não haveria motivos para convivermos com outras pessoas.
Algumas vezes as pessoas guardam rancor e tem seu próprio medo de contar a alguém para não prejudicar a si mesmo.
Muitas vezes é por falta de confiança em alguém, Por isso preferem ficar calados (as), por não conviver muito com ela (e).
Devemos ser diferentes porque não seria a mesma maneira de viver, se fôssemos todos iguais.
Muitas vezes as pessoas tem uma grande dificuldade por falta de não achar que aquela pessoa não seja confiável por falta de convivência, ai leva aquela pessoa e guarda dentro de si o que ela poderia dividir com alguém.
Neli e Karoline Turma: 81
Fernando era uma pessoa negra, mas isso não influenciava em sua vida.Algumas pessoas da sociedade o desprezavam, mas essas eram a minora.
Ele tinha 26 anos, era casado e tinha um filho, um certo dia Fernando foi procurar emprego na sapataria Rigo, ao chegar lá uma mulher o atendeu, ela disse que ele não podia trabalhar porque eles não aceitavam pessoas negras.
A partir deste dia ele começou a ficar bravo, se separou de sua mulher e começou a se tornar agressivo e foi parar na policia três vezes por ter assaltado a loja do Sr. Plínio, O bar Taquaral, e a ferragem Bassano.
Após estas três prisões ele notou que roubar não leva a nada, a partir daí passou a ser um cidadão normal.Ele arranjou outra briga, mas essa foi para que todos os negros tenham os mesmos direitos dos brancos na sociedade.
Ele conseguiu ganhar essa luta e fundou o MCR-Movimento Contra Racismo, e, hoje é uma pessoa exemplo na sociedade.
Gustavo Toscan-81
08 abril 2006
Preconceito, desigualdades, diferenças...
O tema gerador deste trimestre nos faz refletir sobre as diferenças, as desigualdades sociais, o preconceito... Todos nós, em algum momento, nos deparamos com situações em discriminamos ou somos discriminados por sermos diferentes ou não aceitarmos as pessoas que tem outro jeito de ser ou pensar. Para refletir sobre o tema partimos de duas obras: o videoclip da música Máscara, de Pitty(aqui só publicamos a letra) e o livro Flicts, de Ziraldo.
Máscara
Diga, quem você é me diga
Me fale sobre a sua estrada
Me conte sobre a sua vida
Tira, a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro jeito de ser
Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer consciente inconsequente
Sem se preocupar em ser, adulto ou criança
O importante é ser você, mesmo que seja, estranho
Seja você, mesmo que seja bizarro bizarro bizarro
Mesmo que seja, estranho, seja você, mesmo que seja
Tira, a mascara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro jeito de ser
Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer consciente inconsequente
Sem se preocupar em ser, adulto ou criança
O importante é ser você, mesmo que seja, estranho
Seja você, mesmo que seja bizarro bizarro bizarro
Mesmo que seja, estranho, seja você, mesmo que seja
Meu cabelo não é igual
A sua roupa não é igual
Ao meu tamanho não é igual
Ao seu caráter não é igual
Não é igual, não é igual
Não é igual
I had enough of it but I don't care
I had enough of it but I don't care
I had enough of it but I don't care
I had enough of it but I don't care
Diga, quem você é me diga
Me fale sobre a sua estrada
Me conte sobre a sua vida
E o importante é ser você, mesmo que seja, estranho
Seja você, mesmo que seja bizarro bizarro bizarro
Mesmo que seja, estranho
Seja você, mesmo que seja bizarro bizarro bizarro
Mesmo que seja estranho.
06 abril 2006
Novo ânimo, velha proposta
Com alegria
Professora Marli