15 dezembro 2007

Brasil - Portugal : encontro de duas culturas

Ao Sol do Novo Mundo

EDY LIMA

Obra infantil que relembra a carta de Pero Vaz de Caminha e o descobrimento do Brasil. Conta a aventura de Tiago, um marinheiro iniciante de doze anos, que embarca na expedição de Pedro Álvares Cabral.

A autora inicia o livro assim: ""- Terra à vista! O grito foi repetido por toda a caravela. Eu corri com os outros para a amurada..."

Contando nossa história através da ficção, nos faz refletir sobre nossas origens, mistura de raças e culturas e nos remete à situação atual, principalmente sobre a situação dos indígenas brasileiros.

Para ver as atividades realizadas por todos os participantes do projeto Terra à Vista, visite a wikispace aqui. Alunos de Portugal e Brasil compartilham a leitura da mesma obra. Nossos trabalhos sobre o livro aqui.

DESAFIO:

Escreva suas impressões sobre o livro lido, relacionando com a realidade que vivemos hoje, mais de 500 anos de descobrimento do Brasil.

............................................................................

Nesse ano letivo aprendemos muito com o projeto com Charqueadas e Portugal.Foi muito interessante porque eu nunca antes havia participado de um trabalho com outras cidades e nunca teria imaginado que nós, morando em uma cidade pequena, nos comunicaríamos com outro país.

E para nossa sorte nos comunicamos com Portugal, o país pelo qual foi descoberto nosso Brasil. Estudamos junto com nossos amigos portugueses um livro chamado "Ao Sol do Novo Mundo", que trata da descoberta portuguesa. Vimos o ponto de vista deles sobre nosso território e que ao chegar ao Brasil, os portugueses não estavam sozinhos.Quem habitava aqui eram os índios, aprendemos muito sobre a cultura indígena, seus costumes, hábitos, culinária, as armas com que se defendiam do perigo e que as índias andavam nuas. O que mais chamou atenção dos portugueses foi a resistência da tinta extraída de uma árvore brasileira chamada Pau-Brasil, hoje em extinção. Essa tinta pintava o corpo dos índios e foi dessa planta que se originou o nome desse país.

Muitos de nós não conhecem Charqueadas, onde se localizam os maiores presídios do Rio Grande do Sul.Vimos que entre Brasil e Portugal existem muitas diferenças, no horário, no ano letivo, mas quando nos esforçamos e damos o melhor de nós para tudo dar certo, as diferenças não importam. Para muitos de nós, foi o primeiro trabalho com outras escolas, mas tudo correu muito bem.Tudo foi INTERESSANTE E ÓTIMO.

JAQUELINE MAROSO
_________________________________________________

Eu achei esse projeto muito interessante, gostei muito e além disso não foi só a nossa escola que participou, mas também alunos de outras escolas de diferentes cidades como Charqueadas- RS e Portugal.

Aprendemos muitas coisas curiosas. Em Portugal, apesar deles também falarem o idioma português, usam expressões diferentes das que nós usamos. Poe exemplo para falar de um lugar , eles falam quefica localizado na "Vila" do Conde, "conselho", etc.Eles também escrevem palavras diferentes do jeito que nós escrevemos. Por exemplo a gente escreve a palavra "atividade"e eles escrevem "actividade", com a letra c muda.

No projeto, trabalhamos sobre o livro "O Sol do Novo Mundo" da escritora Edy Lima, natural de Bagé, RS, que conheceu Mario Quintana, um dos grandes poetas do Brasil. Nesse livro conta como o Brasil foi descoberto e como os portugueses chegaram até a nova terra, onde havia muitos índios que andavam nus, homens e mulheres.

Quando a caravela chegou, um grumete e seu amigo se esconderamde propósito, pois eles querim descer do barco e conhecer aquela terra. O grumete também tinha outro motivo, ele encontrou as mulheres nuas e decidira mficar nesse lugar. Disseram aos tripulantes que iam buscar madeira e não voltaram mais. Uma coisa que achei interessante é que os tripulantes usavam armas (machado, faca, etc)em troca de pau-brasil. A comida dos índios era muito diferente daquela que os portugueses estavam acostumados a comerem.

Voltando ao assunto dos dois grumetes, os dois se tornaram índios e nã ohavia mais problemas quanto às mulheres nuas. Elas carregavam seus bebês nas costas, amarrados a um pano. Os índios pintavam o corpo com uma tinata extraída de uma árvore e essa tinta era muito resistente à água. Também, naquela terra os índios construíram uma cruz, chamaram um padre e lá foi rezada a primeira missa. Antes de se chamar Brasil, o país teve dois nomes:Ilha de Vera Cruz , Terra de Santa Cruz e por fim Brasil.

Gostei muito de participar desse projeto, pois aprendi muitas coisas sobre o nosso país que não sabia e também que outras cidades e Portugal conheceram um pouco mais sobre o nosso Brasil, também nossa escola e cidade. Esper oque ainda possa participar de projetos como esse.

Adriele Carla Valgarenghi

________________________________

Nenhum comentário: