01 julho 2006

As 5 Pontas de uma Estrela

Quatro adolescentes vivem alienados, num condomínio fechado. Um dia resolvem fugir para Porto Alegre e ali encontram um outro jovem, menino de rua e a dura realidade da vida. O autor, Marcelo Spalding Perez, coloca reflexões sobre adolescência, amor, liberdade, felicidade, amizade, alienação, conflitos entre pais e filhos, contrastes sociais, drogas, o ficar, trabalho, dinheiro, sonhos, medos. Cada um dos cinco jovens é um pouco de cada adolescente que certamente se identifica na obra.

Esse foi um dos livros que escolhemos para trabalhar na 3ª Feira do Livro que aconteceu no Colégio em junho de 2006. Para nossa alegria, Marcelo esteve conosco agora presencialmente, depois de interagir aqui no blog virtualmente. Nas fotos, registramos alguns desses momentos felizes.



Escreva seu depoimento sobre o livro lido e a experiência de estar com o autor na feira.

35 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Amiga,

Que momentos especiais! Parabéns pelo trabalho, pela dedicação, pela paixão em educar!

Bjus
Gládis

Prof. Teresa disse...

Que trabalho extraordinário. Consegues sempre surpreender-me e orgulhar-me ainda mais.Excelente! Excelente! Tenho de mostrar isto na minha escola!

Um beijo!

Parabéns!

Nelza Jaqueline disse...

Que show essa atividade. Como faço para adquirir o livro, vai estar na feira do Livro de Porto Alegre???

um abraço...

Marli disse...

Oi Nelza!

O livro é editado pela WS.Com certeza tem na feira e nas livrarias. Mas o próprio Marcelo logo vai interagir aqui e pode te responder melhor.
Abraço!

ÉRICA: T.81 disse...

Eloy, Betina, Camilo, Daniel e Aírton deve parecer-se um pouco com você. Cada jovem tem uma personalidade diferente. Este livro descreve também que os jovens de um lado, vivem com drogas, bebidas, cigarros, enfim, podemos dizer: vícios. Dos 5 personagens; gostei mais de Aírton, por que ele vive uma vida singela e de muita honestidade. Escreve livros e sabe como lidar com os amigos ou amigas. No final; ele lança um livro chamado"AS 5 PONTAS DE UMA ESTRELA" e recebe os aplausos da galera. Recebe livros para autografar e abraços.Uma única frase que eu mais gostei foi essa:'Simples como somos; complicados, como queremos ser; belos, como verdadeiramente somos'.

tobias / 81 disse...

O livro fala da realidade de hoje com os jovens.
Gostei muito do início mas do final não gostei porque Airton ficou de cadeira de rodas e Camilo que roubava dos outros não aconteceu nada.

Lauro Sérgio Luvison Turma:81 disse...

Que comos os pais jovens Eloy, Camilo e Betina nos deixaram que devemos nos preocupar mais com alienação, devemos ter mais conciência das coisas tanto político que social. Devemos sonhar, é preciso muito amor, sabedoria e garra se quisermos ser livres, juntos, construir não só um futur melhor, chegou a hora de construirmos um ser humano melhor, um ser humano que permaneça jovem, no corpo e no espírito, e com ideais, e mente limpas. Devemos se preocupar com nós mesmos por que a saúde é importante, fiquei assustado com Eloy que vivia nas drogas isso é muito ruim, eu to longe das drogas...

Waleu

Abrçs

Daniel Bonatto disse...

Eu entendi que os pais deles eram muitos ricos, davam tudo oque eles queriam mas não davam a coisa mais importante: o amor, carinho e então decidiram fugir para conhecer o mundo, já que seus pais não se importavam com eles. Eu gostei muito que ele veio até o nosso colégio, è uma pena que ele ficou tão pouco tempo, eu também gostei do livro, eu só não gostei que o Eloy morreu.

Natana disse...

Achei muito interessante a história do livro "As 5 pontas de uma estrela". 5 jovens buscando aprender a viver e a sonhar.
gostei muito também do fim da Betina, que no início era uma garota que se "oferecia" muito aos rapazes, mas no final encontra o verdadeiro amor de sua vida: Daniel.
Daniel, um menino de rua e que encontrou em Betina seu grande amor.
Não gostei muito do fim de Aírton(cadeira de rodas), mas nem tudo de bom acontece em nossa vida, né!
A sua vinda até aqui foi muito legal, sua "palestra" muito interessante.

Abraços,...

Daniel L. turma 81 disse...

A leitura é o ponto de partida para qualquer área do estudo.
gostei muito do livro, mas não do final porque o Airton ficou de cadeira de rodas.Gostei muito que o escritor esteve aqui no cólegio porque é bom poder falar diretamente com o escritor.

Rafael Ferreira disse...

Oi, gostei muito de o autor vir aqui em Nova Bassano no Colégio Colbachini, pois com ele debatemos o livro e ganhamos autógrafos no livro As 5 Pontas de Uma Estrela.
Bom, eu aprendi que tudo que nós plantamos nós colhemos um exemplo é os personagens do livro fizeram as coisas e tiveram alguma consequência. O Eloy fumava e bebia e teve morte de overdose, o Camilo queria muito dinheiro e acabou ficando sem nada, a Betina ficava com qualquer um de repente foi assediada mas no fim descobriu o valor do verdadeiro amor, Daniel porém lutou para sobreviver na rua e acabou bem com os amigos e Airton que era muito inteligente ficou sem as pernas depois de correr pelas ruas sem saber o que fazer.
Porém tudo tem sentido o que você planta você colhe é o que aconteceu nessa história.
Bom mas no fim gostei e aprendi muito com o livro As 5 Pontas de Uma Estrela por ele ensinar aos adolescentes a medir seus atos e ter consciência antes de fazer algo.

Alex T:81 disse...

As 5 pontas de uma estrela é um romance de adolescentes que lutam pela felicidade,enfrentam vários problemas,alguns se resolvem outros não, os personagens aprendem que a felicidade não se compra e sim que devemos buscá-la.

Mateus T:81 disse...

É um livro que fala sobre jovens.
Entendi que os pais deles não lhe davam "bola" não se importavam com o que eles faziam, e mais tarde poderão se arrepender.
Admiro sua capacidade de escrever um livro tão jovem.

Jaqueline,81. disse...

A parte que mais gostei foi quando a mãe de Eloy, Betina e Camilo veio buscá-los e viu que seu filho mais velho havia morrido por causa das drogas.Com isso podemos ver que de nada adianta dar bens materiais, pois o que importa é o amor.Gostei de sua visita na feira do livro,espero que também tenha gostado. Quando você escreve um livro você se inspira em algum personagem?

Tainara.T81 disse...

Eu achei o livro muito bom e interessante. Por que ele fala de várias coisas que existem em nosso mundo como por exemplo o "fica" de hoje, pessoas nas ruas, roubo, violência e drogas. A parte que eu mais gostei foi quando Airton apesar de perder as pernas ele ainda escreve um livro de "cincos jovens alienados". E que o livro ficou conhecido como AS 5 Pontas de uma Estrela.

Willian 81 disse...

O livro é muito legal, ele nos mostra os perigos e as partes legais da aventura de largar a família e ir viajar pro sul do Brasil. O que mais me marcou foi como eles faziam para driblar e consertar os problemas e as confusões em que alguns se metiam.
O que mais gostei foi de poder me aventurar junto com eles nessa história, porque se o leitor sabe interpretar, ele vive junto as aventuras.

Rafael De Conto disse...

Oi, achei bem interressante o autor interagir com nós e vim aqui no Colbachini debater o livro e autografar.
Bom As 5 Pontas de Uma Estrela é um bom exemplo para os jovens seguirem seus caminhos não que nem Eloy foi para o caminho das drogas e teve a consequência como morte e Airton por estar pensando em Patricia estava atravessando a rua e foi atropelado.
No fim Betina reconheceu o verdadeiro amor enfim achei o livro e a vinda do autor muito interessante.

rodrigo t:81 disse...

qGostei de conhecer o autor do livro As 5 pontas de uma estrela pois além de lermos o livro, tivemos uma base de como surgiu o livro e em quem ele se inspirou.

itamar / 81 disse...

Gostei muito de ler o livro,o início eu achei melhor que o final.
O início detalhava bem os personagens.O final foi um pouco trágico com Airton,ele ficou numa cadeira de rodas por causa de um acidente,Camilo ficou ainda aprontando por aí e Eloy acabou morrendo de overdose,por causa das drogas.

Jonatan Treco disse...

Os pais deles mimaram muito eles e eles não conheciam o mundo real, os pais dos 4 personagens não davam muita atenção a eles.
Eles não conheciam o que havia de errado no mundo, e quando fugiram de casa, se depararam com coisas que eles não conheciam(fome, violência, corrupção, drogas etc...)

Neli Soster disse...

Achei a história do livro AS 5 PONTAS DE UMA ESTRELA muito interessante porque são 5 jovens buscando a liberdade de conhecer as coisas do mundo. A frase que eu mais gostei. SIMPLES COMO SOMOS COMPLICADOS, COMO QUEREMOS SER; BELOS, COMO VERDADEIRAMENTE SOMOS;
A sua presença na feira do livro Padre Colbachini nos deixou muito feliz e tirou todas nossas dividas.
Eu queria saber qual o sentido de escrever um livro se ispirando com personagens real?
Qual deles se parece mais com você Eloy,Camilo,Daniel ou Aírton. Se você se parece com um deles o Porque de se parecer?
Parabéns pelo seu trabalho porque são poucos jovens que conseguem escrever um livro com 16 anos. Me sinto muito feliz por estar contanto com você.

tiago disse...

Gostei do livro porque ele fala sobre as coisas reais da vida dos adolescentes,fala sobre as drogas prostituição...etc... Achei muito interessante o livro.gostei do escritor ter vindo para a feira do livro.

Marina,81 disse...

Para ser feliz não é preciso ir para boates ou até mesmo "ficar" mas sim sentir o amor das pessoas que estão perto de nós. Ser normal não é como os personagens pensavam mas sim saber o que temos escondido e que muitas vezes temos vergonha de mostrar.Gostei de te conhecer pois a profe Marli falou muito bem de você. O que você sentiu quando foi lançado seu primeiro livro?

Israel T81 disse...

Gostei muito do livro as 5 pontas,
gostei também da lição que a Betina tomou. Só não gostei do que aconteceu com o Airton. Por que fizeste isto com ele?

Gustavo Toscan disse...

Trabalhar com este livro foi bom,pois nos proporcionou,muitos sentimentos diferentes como de felicidade em ver os personagens felizes,as vezes prevaleceu o clima de suspense,como na hora que iriam fugir do Éden Garden,será que iriam conseguir?rolava um clima de suspense no ar,momentos tristes como na morte de Eloy,enfim foi um livro bom.Tratou de temas reais da sociedade.
O autor deste livro também é um exemplo para nós,por ter escrito um livro tão cedo.Tive a honra de poder interagir com ele na minha escola,ele é um cara muito inteligente,enfim é um exemplo para nós.

Giovani Molossi disse...

trabalhar com este livro conclui-se que o livro trata de um tema real da comunidade e que deve ser refletido, a rebeldia de alguns jovens, isso acontece por causa que eles não contentam-se com suas vidas e com seus famíliares, isso deve ser debatido do melhor modo entre pais e filhos.
o livro é bom, pois tem muito suspense, tem suas coisas certas e erradas, enfim eu gostei muito de ler este livro.
o autor é um exemplo para nós, pois escreveu um livro com 16 anos.

André Mazzotti t:81 disse...

A hitória dos cinco personagens vai se desenrolando. Eles começam a conhecer o que é a vida, para eles até então era bem diferente.Os pais dos garotos fugitivos demoram muito tempo para se dar conta que os mesmos haviam fugido e a mãe de três deles vai a sua procura e nesse encontro ela encontra um deles morto por se envolver com drogas. Um o Airton sofre um acidente e fica paraplégico e escreve um livro aos jovens brsileiros:As cinco pontas de uma estrela.
O livro nos fas refletir muito sobre o valor da liberdade e inspira aos jovens que construam um mundo melhor com muito amor e paz.

anderson mazzotti disse...

Gostei da feira do livro mas o próximo ano pode melhorar, ter mais oportunidades de todos os alunos conhecer os escritores. Gostei da palestra com o nosso escritor pois ele nos revelou vários mistérios do nosso livro,só não gostei do fim do Aírton mas olivro era bom, sem contar o fim do Eloy que fez por merecer.

Marcelo Spalding disse...

Olá, gente, muito obrigado pelos comentários do livro, fiquei realmente muito feliz com a recepção de vocês em Nova Bassano, é daquelas coisas que a gente nunca mais esquece.

E já que alguns ficaram meio assim com o final do Airton, sugiro que reescrevam o último capítulo do livro, que tal?

Um abraço,

Marcelo Spalding

Taís, Natana, Karoline Turma 81 disse...

Lá vai o nosso final...

Camilo estava contando suas notas tão valiosas e, por uma denúncia foi preso em flagrante. No percurso para a delegacia uma quadrilha entrou em confronto com a polícia e acidentalmente camilo foi baleado e ficou paraplégico.
Airton estava na rua muito longe de si e sentia um grande vazio no coração. Estava prestes a atravessar a rua e a voz dentro de si finalmente acordou. Após quase ser atropelado, percebeu o quanto sua vida era importante e o quanto as pessoas iriam sentir sua falta se acontecesse uma fatalidade.
Depois de muito tempo preso, Camilo foi solto.Percebendo que havia errado muito em sua vida,arrependeu-se dos erros cometidos.Após esse dia, lutou muito em sua vida , tornou-se um grande empresário e agora ajuda uma instituição para alcoólatras anônimos.

Érica, Tainara disse...

Betina e Daniel se casaram e tiveram um filho chamado Renato. Camilo estava namorando, Airton escreveu um livro e casou-se com Patrícia, tiveram gêmeos. Semanas depois, Airton lança seu 1º livro. Viajaram de volta pra São Pauloonde viveram dias de felicidade com seus amigos.

MATEUS, TOBIAS,ISRAEL disse...

Airton não deveria ter esse fim.
Airton era uma pessoa feliz e correto, gostava de ler.Se apaixonou por sua prima Patrícia e eles namoraram. Um dia Airton e Patrícia estavam passeando juntos. Patrícia sentiu sede e Airton foi ao lado da rua comprar água, quando estava atravessando a rua, um carro desgovernado vinha em sua direção e Patrícia gritou. Airton saiu da rua e se abraçaram...

Tiago e Jonatan disse...

MEU FINAL PARA O LIVRO
Eu gostaria que Airton não ficasse em cadeira de rodas, porque ele é legal e inteligente.Gstaria que ele se desse bem na vida, que fosse um escritor famoso e ganhasse muito dinheiro. Para Eloy,ele não deveria morrer, mas passar muito mal e nunca mais usar drogas.
Betina fica com Daniele tem muitos filhos e daneil encontrou sua família.

Gustavo disse...

...Após os cinco saírem de casa,cada um tomou seu rumo,Airton loucamente apaixonado por sua prima foi na casa dela,tocou a campainha e seu tio atendeu:
-Guri,o que quer?
-Vim falar com Pati, ela está?
-Tá sim,ta lá no quarto,entra lá.
-Obrigado tio.
Airton vai até o quarto onde está a prima,bate na porta e entra vagarosamente,a prima estava escrevendo, ele diz um oi baixinho,ela vira o rosto para ele e abre um grande sorriso:
-Oi Airton,Tudo bem?
-Tudo e com você?
-Comigo está tudo bem,mas o que você quer aqui?
-Vim falar contigo estava com saudades de você.
Os dois ficam lá no quarto conversando.
...Enquanto isso Betina e Daniel vão juntos ao cinema , assistirão um lindo filme de romance.
Ao saírem Daniel pede se Betina não gostaria de tomar um sorvete,ela aceita,os dois tomam o sorvete e ficam se olhando,Betina chega mais perto de Daniel e pede:
-Você não quer ficar comigo?
-Hum...
Ele abraça ela e lhe dá um beijo,ficam se beijando por um bom tempo,até que Daniel se afasta e fala:
-Será que fiz a coisa certa?
-Claro que fez, meu amor e os dois se beijam novamente.
...Enquanto isso Camilo vai numa praça e tenta ganhar mais um pouco de dinheiro,finge-se de vidente arruma uma mesinha,compra uma suposta bola de cristal e põe um véu pela cabeça,chega a primeira cliente:
-Você realmente vê o meu futuro, moço?
-Claro, minha bela senhora,apenas cinco reais.A mulher acredita, paga cinco reais a ele,ele fala algumas mentiras e ela vai embora feliz por saber seu suposto futuro. Faz isso com umas dez pessoas, até chega uma mulher e começa a xingar ele, fala que não passa de um tremendo caloteiro e derruba a mesa ,começa a jogar pedra, pedaço de pau,tudo que tinha pela frente.Ele baixa a cabeça e corre ate esbarrar num policial.O policial vê a mulher correndo atrás dele e o segura ,a mulher chega e o policial pede o que aconteceu, Ela explica que ele engana as pessoas,o policial prende Camilo.
...Nesse momento Eloy estava bêbado e arrumando briga com uma gangue, os caras fazem
uma roda ao redor dele e batem muito ,até um deles dar uma canivetada em Eloy,todos saem correndo,Eloy está gravemente ferido.
Já era de noite e Airton foi para casa,entrou em casa e viu Betina e Daniel felizes no sofá,ele pede o que esta acontecendo pelo motivo de estarem tão felizes,eles falam que estão namorando,nesse momento TOC!TOC!!! bate alguém muito forte na porta. Airton vai abrir, é seu Mário:
-Camilo está preso, recém recebi uma ligação da Febem, vamos para lá.
-Como está preso?pergunta Betina.
-No caminho explico.
Chegam na Febem,os três estão indignados pelo que Camilo fez,vão até a cela dele,enquanto seu Mario vai falar com o Chefe daquela unidade da Febem.
Pati e Michelli ficaram em casa.
Airton é o primeiro a ver Camilo,e pergunta:
-Por que você fez aquilo?
-Vocês sabem,minhas formas de ganhar dinheiro não são nada limpas.
Então seu Mário chega e fala que a sua pena será entre 5 e 8meses,depende o que o juiz decidir no fórum amanhã. De repente toca o celular de seu Mário, é do hospital:
-Alô,é o senhor Mário?
-Sim,e ele mesmo,o que você quer?
-Você é responsável pelo Eloy?
-Sou eu sim,por quê?
-Ele morreu e está no hospital Santa Casa
-Sei onde é, estou indo aí.
-O que foi tio? pergunta Airton
-Eloy Morreu.
-Como morreu? pergunta Betina
-Não sei, vamos para onde o corpo dele está.
Abandonam Camilo sem nem dizer tchau e vão.
Chegam no hospital, o tio assina uns papéis e o corpo é liberado,o tio liga para uma funerária,ela logo chega e leva o corpo,os amigos quase não conseguem ver o corpo,o enterro é marcado para a manhã do dia seguinte.
Todos vão para casa de seu Mario e jantam lá,não falam muito durante a janta,o que mais se via era choro,até que tio Mario fala que a fuga deles já está indo longe demais e eles devem ligar para seus pais,Airton pede para que ele espere para ligar quando Camilo estiver solto.
-Falando em Camilo,Daniel pergunta que horas será o julgamento?
-Tio Mario responde que será perto da noite.
Os três jovens que restavam acabaram a janta e foram para seu apartamento,Airton nem se quer falar com Patrícia ,todos estavam tristes.Eles vão dormir.No outro dia acordam cedo se arrumam e vão para o enterro do amigo.
Muito choro durante o enterro.Ele acaba e o tio da a idéia de irem comer num restaurante, eles aceitam,vão ao restaurante e almoçam, vão para casa esperar o anoitecer para ver o futuro de Camilo.Chega o anoitecer e todos vão ao fórum,o juiz decide que Camilo vai ficar 6 meses e 8 dias preso na Febem.Todos vão embora,chegam em casa e dormem cedo pelo dia cansativo que tiveram...
...passam seis meses e pouco...
-Que bom que estamos novamente reunidos com Camilo em nosso almoço.Fala tio Mario
mas agora vocês tem que ligar para seus pais e falarem que estão aqui.
-Já fiz isso tio Mário - responde Airton - liguei pra mãe hoje de manhã,ela vai mandar um helicóptero nos buscar hoje à tarde no aeroporto
-Melhor assim.Mas a sua situação com Pati? e Daniel com Betina?
-Eu vou ter que terminar com Pati,mas sempre que puder virei aqui te visitar,pode ser assim pra ti?
-Pode claro.
-Mas e quanto a você Daniel?

continuando o final disse...

-Ele vem comigo pra casa.Fala Betina.O que você acha Daniel?
-Se eu puder, eu vou.
-Claro que pode.
Então tio Mario resolve levá-los para o aeroporto logo no início da tarde, arrumam suas malas e vão.Chegam lá, esperam um pouco e o helicóptero logo chega,se despedem,choram muito, mas vão.
-Vão com Deus.
Os quatro respondem “Obrigado, seu Mario”,e vão rumo ao helicóptero,embarcam e dentro de algumas horas já estão no Eden Garden. Sao recebidos com uma grande festa,pedem desculpa para seus pais e são desculpados.
A partir dai que já sabem como é a realidade atual, não querem mais sair do Eden Garden...