06 dezembro 2008

O escambo



Tiago vai até o litoral para fazer a troca de madeira por espingardas, jóias entre outros.Tiago pede a um homem que encontrou onde poderia achar um padre, ele aceita dizer, mas Tiago tem que ajudar na troca de mercadorias favorecendo os portugueses.
Tiago encontra um padre, e pede se ele pode ir até onde Onofre está, mas o padre não pode ir.Tiago volta e encontra novamente o homem com quem falou antes, eles vão á uma estalagem, e lá comem o que há muito tempo Tiago não comia.O homem avisa que Tiago terá que ficar devendo para levar tudo o que ele precisa.Tiago decidiu aceitar a divida, e não avisou aos índios.Onofre aceitou a decisão do padre de ele rezar, porque não tinha como se confessar.Tiago casou-se com Aritê.O Novo Mundo ia acabar se tornando cada vez mais parecido com o Velho...

Chaiane, Érika e Jéssica

3 comentários:

Anônimo disse...

Os portugueses se aproveitaram da ingenuidade dos índios para a troca de mercadorias pelas riquezas da nossa terra por meio do escambo.
Os índios não tinham idéia da riqueza que estavam trocando, quase de graça, pelas poucas espingardas e por algumas jóias, quanto mais madeira, menos mercadorias e a dívida sempre ia aumentando.
Será que o Novo Mundo ainda é o mesmo? Ou será que ele esta virando o velho mundo?

Anônimo disse...

Tiago nao deveria fazer negócios como foi feito sem a autorização dos índios, se Onofre queria se casar nao precisava fazer confissão e nem casar na Igreja, só o amor bastava.Por causa de Tiago os índios terão uma dívida quase eterna com os brancos.

Rocio Rodi disse...

Chaiane, Érika e Jéssica,
Legal a interação dos colegas que sempre nos ajudam a rever o que fazemos, e a cada novo olhar novas situações interessantes de aprendizagem. Lembrem-se o erro é uma tentativa de acerto, nunca motivo de punição ou autocomiseração, não é mesmo?
Mas, o que quero lhes dizer que achei excelente o conjunto da obra de vocês, muito boa animação midiática! Parabéns!
Maria do Rocio